sexta-feira, 30 de maio de 2008

Noel Guarany - ...Sem Fronteira (1975)


No início da década de 70, enquanto a cultura nativa era representada por nomes como Teixeirinha e Gildo de Freitas, um filho de índios fazia composições destacando as características da região em que tinha nascido. Potro Sem Dono, Romance do Pala Velho, Filosofia de Gaudério e Payador, Pampa e Guitarra são alguns dos clássicos da carreira de Noel Guarany. Com influências de latino-americanos como Athaualpa Yupanqui e Antonio Tarragô Ros, Noel Guarany foi um dos primeiros a percorrer a América levando com sua música a cultura gaúcha. Apesar de polêmico e acostumado a se desentender com gravadoras e entidades como a Ordem dos Músicos, Noel Guarany nunca deixou de ser admirado pela qualidade de suas interpretações e composições, ele chegou a ser chamado de “payador maldito” por suas idéias revolucionárias. O ex-prefeito de Porto Alegre Olívio Dutra viveu a infância ao lado do compositor missioneiro. Para Dutra, Guarany era um “guri rebelde”. Ambos nasceram em Bossoroca, e o ex-prefeito de Porto Alegre lembra que o cantor costumava se “bandear para o outro lado”. Na época, São Luiz Gonzaga ainda fazia fronteira com a Argentina. O acordeonista Gilberto Monteiro, natural de Santiago, considera que o artista tornou-se uma referência:
– Ele foi uma bandeira que se ergueu para realçar a música missioneira. Fazia música com uma pureza, com uma cultura profunda.
Na canção Filosofia de Gaudério, Noel Guarany fez um resumo da vida em versos: “Se eu nasci pra cantar, eu hei de morrer cantando”. A música das Missões perdeu um mito. Perdeu um artista que gostava do pago. Noel Guarany Morreu aos 56 em 1998 em Sta Maria.
Fonte : www.paginadogaucho.com.br
Lista das Músicas:
01 Romance do Pala Velho
02 Potro Sem Dono
03 Filosofia de Gaudério
04 Balseiros do Rio Uruguay
05 Missioneirita
06 Aquele Zaino
07 Décima do Potro Baio
08 Tropeiro
09 Canto Para Um Pescador
10 Chimarrita Sem Fronteira
11 Bochincho
Baixar: http://www.badongo.com/file/9589604

Nenhum comentário: