terça-feira, 17 de junho de 2008

Luiz Américo - Camisa 10 - 1973

...Seu maior sucesso foi a canção Camisa 10, que teve uma grande repercussão por falar da Seleção Brasileira de Futebol de 1970, que se tornou tricampeã na Copa do Mundo realizada naquele ano no México.
Foi na voz de Luiz Américo, cantor e torcedor do Santos, que a música do gremista Luiz Vagner embalou milhares de torcedores. “Durante um jogo do Brasil com a Itália, 2 x 0 para a itália, nesse momento a gente começou a idéia dessa música. Nós traduzimos essa esperança de dar um toque no treinador: ‘ê, ê, ê treineiro, como é que é, se liga’!”, disse Luiz Vagner.
Luiz Vagner sabia da paixão de Luiz Américo pelo futebol e não sossegou até mostrar a nova composição. "Eu estava com um violão dentro de um saco que a vovó tinha feito para mim de estopa", disse Luiz Vagner. “Ele foi no Rio, me pegou no programa do Chacrinha e falou: eu vim aqui pra te mostrar um samba que é um caminhão de dinheiro", contou o Américo.
O Luiz Américo ouviu e gostou muito da música, só que em um primeiro momento, se recusou a gravá-la. Já estava com o novo disco pronto para ser lançado. Mas, aos 45 do segundo tempo, foi obrigado a fazer uma substituição e camisa 10 foi incluída no repertório.
"Eu tinha um samba que era assim: 'mesmo sendo pouco o seu salário multiplica os pães e seu amor também'. Aí a censura falou que "multiplicação de amor" era prostituição. E aí a música foi censurada, graças a Deus entrou o ‘Camisa 10’. Não deu cinco dias e o disco já era um sucesso nacional", contou Luiz Américo.
01 Quem é Você
02 Adeus Marapé
03 Camisa 10
04 Rosa Maria
05 Cinderela
06 Desafio
07 Tá com Deus ou Tá com Nada
08 Perdi Você
09 Vingança de Sambista
10 Pois é Seu Zé
11 Eu Não Desisto
12 A Volta do Boêmio, Ela Disse-me Assim, Matriz ou Filial
Baixar Aqui.
http://www.badongo.com/file/9938558

Um comentário:

brunella disse...

Isso aí, Luiz Américo, um dos ícones da música brasileira, principalmente quando o assunto é futebol (:

Você não teria, por acaso, o e-mail dele pra me passar, né? Meu TCC fala justamente da relação forte que existe - e sempre existiu - entre a música e o futebol, duas grandes paixões nacionais. Se eu conseguisse o contato dele, seria de ótima ajuda!

Qualquer coisa, me manda um e-mail: buina99@yahoo.com.br

Obg e abraços!